COMO VIAJAR SÓ COM A MALA DE MÃO: 10 TRUQUES PARA UMA EXPERIÊNCIA MINIMALISTA SEM SOFRÊNCIA

Apesar de a regrinha ser nova no Brasil, na Europa é mega comum comprar passagens mais baratas para viajar por aí levando, claro, apenas uma mala de mão. No último mês, quem nos acompanhou no instastories (@guriaspelomundo) viu os múltiplos destinos que visitamos carregando só o necessário e por isso hoje eu vim dividir meus segredos e te ensinar alguns dos truques que eu usei para conseguir essa façanha sem ter que viver um pesadelo.

Anota aí:

  1. Seja prático e objetivo: foque apenas no absoluto necessário, esqueça o “mas e se…” porque aí a tarefa se torna impossível. Com um planejamento bem eficiente, não só tu vais economizar um monte de espaço como também o teu dia-a-dia vai ser muito, muito mais fácil e o teu tempo vai ser gasto curtindo o lugar e não pensando no que vestir ou que cor de batom usar.
  2. Pesquise a previsão do tempo: e entenda o que ela significa. 30 graus é muito diferente quando úmido ou seco, por exemplo. Quando a gente tem que optar por um único sapato, faz muita diferença se vai chover ou não. É sempre bom ter uma ideia do que que vem pela frente pra gente conseguir a objetividade que falamos no item anterior.
  3. Mantenha em mente o estilo da viagem: se o objetivo é andar horas e horas e horas, priorize o sapato confortável. Se é uma viagem romântica, com mais tempo para relaxar, aí vale a pena ter aquele look mais bonitinho. Não via pra praia mas tem piscina no hotel: vai dar tempo de usar ou o biquini vai ficar esquecido na mala? Uma roupinha de festa cai bem no conjunto se o evento já estiver confirmado (ex: compraram ingressos para o teatro) ou se ela puder ser reaproveitada durante o dia. Norteie suas escolhas pela programação.
  4. Escolha roupas que combinem entre si: aqui mora o segredo do negócio para poder tirar milhões de fotos na viagem sem parecer que 6 dias foram um só. Levar um look inteiro com peças diferentes por dia é um luxo, então pra ganhar espaço opte por aquela calça que vai combinar com todas – ou a maioria – das tuas blusas, uma saia que também entre no jogo e opte por aquele casaco coringa. Uma paleta de cores neutra é a melhor amiga de quem tem mais dificuldade (ou no meu caso, preferência), mas também dá pra seguir a mesma lógica com roupas coloridas. Atenção para sapatos, acessórios e roupas de baixo: todos devem estar em sintonia para a cosia funcionar. Com poucas peças, dá pra montar uma variedade enorme de looks, mas pra coisa funcionar é preciso colocar um pouco de esforço na hora de fazer a seleção.
  5. Cuidado com cores e tecidos: é fato que o branco sempre suja mais e que uma mala pequena atolada de coisas vai ter roupas enrugadas como consequência. Mas será? Dê preferência, sempre que possível, a tecidos que não amassem. Caso não seja possível, dobre a peça o mínimo possível e pendure-a assim que chegar no hotel, levando ao banheiro sempre que fores tomar banho para aproveitar o vapor quente do chuveiro e diminuir as marcas.
  6. Tenha uma boa necessaire transparente: um pesadelo chamado “levar no máximo 1 litro de líquidos dividido em embalagens de não mais que 100ml, tudo em uma única embalagem transparente”. Sem mala para despachar, é preciso dobrar a atenção aqui. Sugiro investir em uma necessaire boa e grande o suficiente – os saquinhos plásticos sempre me deixam na mão.
  7. Miniaturas: pra que levar um pote inteiro de perfume? Tu não vais usar nem um quinto daquilo tudo. Opte por embalagens tamanho viagem para transportar os teus creminhos, demaquilantes e afins. Eu particularmente sofro com shampoo/condicionador de hotel, então prefiro levar os meus nessas embalagens também. Escova de cabelo pequena, perfuminho travel size… essa é uma ótima oportunidade para experimentar aquelas tantas amostras grátis que tu vens colecionando.
  8. Otimize espaços: nem todas as companhias permitem que tu leves, além da mala, um item pessoal. Como eu gosto sempre de ter uma bolsinha para carregar as coisas no dia-a-dia da viagem, ela pode ir dentro da mala sem grandes sacrifícios – é só levar ela bem recheadinha com outros items (calcinhas, acessórios, meias, cabos de eletrônicos, etc). O mesmo vale para o par de sapatos ou demais itens com mesmo potencial. De quebra, ainda ajuda a manter o formato original da peça.
  9. Organização da mala: a mala é pequena e quando a viagem conta com múltiplos destinos, nada mais nojento do que ter que misturar o que está sujo com o que está limpo. Então leve um saco grande para as roupas sujas, deixe as limpas enroladinhas de um lado só da mala (ocupam menos espaço, o acesso é mais fácil e amassam menos), os sapatos com uma bolsinha de proteção, roupas de baixo e pijamas numa embalagem à parte e evite a zona. Queremos praticidade, espaços bem utilizados/organizados e o melhor aproveitamento dos nossos itens (tão dificilmente) escolhidos.
  10. Seu corpo é um grande aliado: para evitar pagar a taxa para despachar a tua mini mala na última hora porque o peso é maior que o permitido (normalmente fica em torno de 10kg), vista os itens mais pesados ou que ocupam mais espaço na hora de viajar. Tênis/bota, casacos, chapéu – nada disso deveria tomar conta do teu precioso espaço na mala.

Já viajou assim também? Tem outras dicas pra compartilhar com a gente? Conta a tua história nos comentários, a gente adora a interação!

Para mais conteúdo, te liga no nosso Insta que tem sempre destinos maravilhosos e muita positividade diariamente no nosso stories. Vem te aventurar com a gente!

 

Anúncios

Um comentário sobre “COMO VIAJAR SÓ COM A MALA DE MÃO: 10 TRUQUES PARA UMA EXPERIÊNCIA MINIMALISTA SEM SOFRÊNCIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s