#GPM NO ATACAMA: DAY 4 – RETORNO, SPA E TOUR ASTRONÔMICO

Foi uma viagem e tanto. Um dia diferente do outro, várias aventuras, um monte de perrengues e muito aprendizado: uma verdadeira saída da zona de conforto. Este é o décimo post da série Atacama/Uyuni. Para ler os demais, clique aqui e acesse o índice com todos os posts já publicados.

A viagem de volta foi tranquila, bem melhor do que imagino que teria sido pegar um ônibus que fosse direto à Calama. Teve paradinha para esticar as pernas, companhia das gurias austríacas, musiquinha boliviana e ficamos bem à vontade no carro. Fora o fato de não termos preocupação nenhuma depois da noite horrorosa no refúgio.

IMG_4061

Foto: arquivo pessoal

O café da manhã, nós tomamos no caminho e estava bem gostoso, com direito a ovos mexidos e tudo. O legal dessas paradas é que a gente encontra outros viajantes, escuta histórias, se dá conta de como cada trip é única de acordo com o grupo que se fecha. 

IMG_4066

Foto: arquivo pessoal

A viagem passou bem rápido e rolou um resumão de vários lugares que visitamos, conseguimos ver novamente algumas paisagens conhecidas e aproveitarmos a inspiração daquele magical place.

O estressezinho aparece na imigração, quando a gente tem que mais uma vez passar pelos bolivianos e pelas tentativas de nos fazer pagar pelo que não precisamos (leia aqui), fora a espera infinita para trocarmos de carro (é ali que a agência de San Pedro reassume). Mas tem um lado bacana: além das fotos souvenir que dá pra tirar entre Bolívia e Chile, também reencontramos nosso primeiro guia, o Dario, que era animadásso. É interessante também ouvir as conversas dos grupos que estão iniciando a viagem, as expectativas de cada um agora que já sabemos o que vem pela frente pra eles.

DSC_0358

Foto: arquivo pessoal

DSC_0359

Foto: arquivo pessoal

Rola ainda a entrada no Chile, a alguns quilômetros dali, onde as tuas malas vão ser escanadas e teu passaporte, carimbado – é essencial guardar o papel que tu irás receber (e devolver quando sair do país).

O guia nos deixou em frente ao hotel que reservamos para passar a última noite, na Caracole (rua principal). Nos instalamos, tomamos um ótimo e merecido banho, fechamos o passeio da noite e fomos almoçar na praça da Igreja. Depois de tanto perrengue e com tempo de sobra, rolou até fazer uma massagem relaxante – quer um jeito melhor de recuperar o corpo pra equilibra-lo com a alma lavada?  Kimal Relax:guardem esse nome e aproveitem se tiverem espaço na agenda – eu teria feito mais tratamentos se a viagem não fosse tão curta.

À noite, nossa programação foi super especial: fizemos o tour astronômico, um passeio incrível para observar as estrelas e aprender mais sobre o universo. Tivemos uma aula teórica e depois fomos à rua observar nossos aprendizados com a ajuda de lasers e super telescópios (muito maiores do que aquele que a minha irmã tinha na infância e a gente usava para espiar os prédios vizinhos na praia).

tour estrelas

Una Noche Con Las Estrellas

O tour não acontece sempre, depende das condições climáticas e da fase da lua (quando cheia, a visibilidade é bem menor e não vale a pena), então é bom um certo planejamento. Antes de sairmos de San Pedro rumo ao salar, nós já havíamos conversado com a agência e manifestado interesse, então nosso nome estava reservado para aquele dia caso o tour acontecesse. Vale a pena gente, é realmente impressionante. Fora o bate-papo todo sobre astrologia x astronomia – adorei entender, olhando para o céu intensamente estrelado, o que o blábláblá do meu horóscopo significa e encontrar meu leãozinho lá, descansando tranquilo.

Para saber mais sobre o tour astronômico que fizemos, segue o site da empresa: http://www.unanocheconlasestrellas.cl

Como o dia seguinte foi só aeroporto, vamos encerrar nossa viagem por aqui. Os próximos posts vão ser mais específicos: conheceremos as hospedagens, teremos um gostinho dos sabores da viagem e, claro, fofocaremos sobre os milhares de perrengues que cruzaram o nosso caminho.

Pra continuar viajando, nos segue lá no Instagram (@guriaspelomundo): hoje mesmo começa mais uma aventura europeia, com direito a três países diferentes e todos os detalhes no nosso Stories – vai perder? Não esquece de deixar teu comentário (será que tu consegues adivinhar os nossos próximos destinos?) e te inscrever aqui no blog pra receber notificações sempre que tiver post novo. Vem te aventurar com a gente! 🙂

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s