RECEPTIVIDADE EM TORONTO

Esse post faz parte da série Como é morar em Toronto. Para ler os demais posts já publicados sobre o assunto clique aqui.

O Canadá é um país super receptivo a imigrantes e cada vez mais tem aberto suas fronteiras, principalmente para aqueles que querem trabalhar, estudar, ou que de alguma forma venham agregar conhecimento ao país. A recente aprovação do ETA facilitou ainda mais a entrada – se trata de uma autorização eletrônica que isenta a necessidade de visto para quem tem visto americano ou teve visto canadense emitido nos últimos 10 anos. Já estou há um mês no Canada e viajei daqui para os EUA por uma semana e a passagem pela imigração na volta foi tranquila. Eles fazem algumas perguntas e tu deve deixar bem claro quais as tuas intenções no país.

Em função do grande movimento imigratório que tem acontecido, Toronto se tornou uma cidade completamente multicultural, com população constituída em sua maioria por outras nacionalidades em que a primeira língua falada em casa não é o inglês. Eu particularmente tive pouquíssimo contato com canadenses natos, portanto ressalto que as percepções que trago pra vocês são baseadas na minha vivência com as pessoas que moram aqui, mas que não necessariamente nasceram aqui e também são exclusivas sobre a cidade de Toronto.

Com relação à receptividade propriamente dita, do dia-dia mesmo, posso dizer que eles no geral não são muito calorosos. É um povo mais fechado, mais na deles, acho que principalmente pelo clima (são 6 meses de friozão), mas se tu for conversar eles vão ser queridos. Como em toda a cidade grande, tu encontras pessoas de diversos tipos: algumas super educadas, outras um pouco mais rudes; algumas que vão ser solícitas ao perguntar uma informação, outras que não vão fazer questão em te ajudar. No geral, se respeita muito regras aqui, mas sempre tem algumas exceções. Toronto é uma cidade limpa, mas por vezes se encontra lixo no chão da rua ou do ônibus, por exemplo.

Para aqueles que querem vir para cá, seja qual for o propósito, é importante ter mente aberta e se despir de preconceitos, pois vão se deparar com uma grande mistura de culturas e raças que influenciam a cidade em todos os sentidos. Aqui tu pode te vestir e ser da maneira que tu quiser que não vai ter olhares de julgamento e crítica como no Brasil é comum de acontecer. Na rua dificilmente as pessoas ficam se olhando e reparando uma nas outras. Cada um cuida da sua vida e segue o baile.

A cidade está expandindo cada vez mais e a população aumentando rapidamente, haja vista a quantidade de obras que constantemente se vê na ruas. O trânsito é intenso e o transporte público é lotado em horários de pico. O que deu pra perceber é que os canadenses estão um pouco assustados com tamanha expansão e com a perda de sua identidade, porque muitos povos tentam impor os costumes do seu país de origem aqui. Por um lado a abertura de fronteiras traz riqueza de conhecimento, de trocas e de aprendizagem, mas por outro eles se questionam se com esse aumento populacional o governo continuará dando conta de qualidade de vida, de organização e segurança para todos. De uns anos pra cá Toronto sofreu um boom imobiliário e o custo de vida está cada vez mais alto.

Por falar em segurança, Toronto é uma cidade muito segura. Existem casos de crimes ocorridos aqui, mas as estatísticas são baixas. Se caminha tranquilamente na rua, não se tem preocupação em trancar a porta de casa ou de ter esquecido um objeto de valor no carro estacionado na rua. Mas é claro que em todo o lugar pode ter pessoas mal intencionadas, por isso tomar cuidado nunca é demais.

No meu primeiro intercâmbio para os EUA eu fiz muitos amigos americanos, o que me ajudou a dar um baita salto no inglês. Aqui no Canadá eu por enquanto só fiz amizades brasileiras… O povo latino é muito caloroso e facilmente a gente se identifica, né? Mas quero ter mais contato com canadenses e daí volto aqui para contar pra vocês!

Fiquem ligados que na próxima semana terá a continuação de posts sobre a vida por aqui 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s