CUSTO DE VIDA EM TORONTO

Esse post faz parte da série Como é morar em Toronto. Para ler os demais posts já publicados sobre o assunto clique aqui.

A pergunta que não quer calar: afinal, quanto custa viver em Toronto? Esse é um questionamento que muitos já me fizeram. No post anterior, eu comentei um pouco sobre o custo mensal médio para morar aqui e hoje eu vou discriminá-lo por itens. Vamos lá:

ACOMODAÇÃO

Os tipos de imóveis mais comuns encontrados para locar em Toronto são: apartment, bachelor ou studio, house e townhouse (no main floor ou no basement).

Apartment: é um apartamento em prédio ou condomínio com no mínimo 1 quarto, sala, cozinha e banheiro.

Bachelor ou Studio: é um imóvel pequeno com sala, quarto e cozinha no mesmo ambiente.

House: a house é uma casa que contém dois ou mais andares, sendo o primeiro constituído pelo basement e os outros considerados main floor. O basement é como o porão da casa e fica localizado no espaço onde seria a garagem, portanto tem poucas janelas e não entra muita luminosidade (aqui a garagem não é utilizada com a finalidade de estacionar o carro, eles estacionam na rua mesmo). O main floor é a parte de cima da casa e tem um espaço mais amplo, arejado e com luminosidade.  O main floor e o basement podem ser (e normalmente são) alugados separadamente e nem sempre compartilham a mesma entrada.

Townhouse: segue a mesma lógica da house, mas são casas geminadas.

O custo do aluguel depende muito da localização e do acesso ao transporte público. Quanto mais perto de downtown (centro da cidade), mais caro fica. No geral, um apartamento de 1 quarto ou um bachelor/studio/basement para uma pessoa ou casal fica em torno de CAD 1000 à CAD 1500/mês. Para locar apenas um quarto onde se compartilha sala, cozinha e banheiro, o custo pode variar entre CAD 700 à CAD 900/mês.

  • Para locar imóvel normalmente é exigido o pagamento do aluguel do mês de entrada junto com o do mês de saída.
  • Comprar imóvel aqui é muito caro, cerca de CAD 1 milhão.

TRANSPORTE

As tarifas variam de acordo com o passe da tua escolha e são diferenciadas para estudantes e idosos. Tem opções de tarifas diária, semanal e mensal, que vou detalhar no próximo post. O valor da tarifa diária unitária para jovens não estudantes é CAD 3,25 para todos os tipos de transporte: ônibus, metrô e streetcar.

ALIMENTAÇÃO

O custo com a alimentação é bem relativo, pois depende do estilo de vida que cada um leva e se opta por cozinhar ou ter refeições fora de casa. Eu costumo comer fora apenas nos finais de semana e quando vou ao supermercado faço questão de incluir na minha dieta frutas e verduras. Portanto, no geral se gasta cerca de CAD 200 a CAD 250/mês. Porém, dependendo do que tu comprar, tranquilamente acaba se gastando mais do que isso. Da mesma forma, se tu fores muito econômico, tu consegue gastar menos, principalmente se comer fast food com frequência. Em Toronto tem uma infinidade de opções de restaurantes com preços variados. É possível comer bem em um lugar bacana por CAD 15 a CAD 30, ou gastando bem mais. Refeições em fast food ficam em torno de CAD 8,50 com o lanche completo.

CELULAR

Há diversas empresas e planos com valores variados que tu pode optar de acordo com o tempo que vai ficar no país. Com CAD 50/mês dá para ter um chip pré-pago com direito a 6 gb de internet, SMS internacional e ligações locais ilimitadas. Se tu quiser um plano mais power tu vai gastar mais.

GASOLINA

Ter carro aqui não é tão barato assim. O preço do carro em si não é caro e muito menos a gasolina, mas o seguro é salgado. O preço médio da gasolina é de CAD 1,20/L.

ÁGUA, LUZ, GÁS, INTERNET

As contas de água, luz, gás e internet podem ou não estarem incluídas no valor do aluguel e dependem da quantidade de pessoas na casa. Aqui nós moramos em 4 no main floor + 2 pessoas no basement. Ou seja, dividimos essas contas em 6 pessoas. O valor total das contas a serem divididas entre nós gira em torno de:

LUZ: CAD 50

INTERNET DE 30 G: CAD 80

ÁGUA: CAD 30

GÁS: CAD 120

  • O valor da luz fica mais ou menos caro dependendo do horário do dia. Não sei precisar o horário exato, mas tem horas do dia que o valor é reduzido e procuramos usar a máquina de lavar e secar nesses momentos.

LAZER

Outro ponto bem relativo, pois depende dos hábitos de cada um. Quem viaja ou sai com bastante frequência com certeza vai gastar bem mais. Eu confesso que ainda não fiz as contas, mas acredito que seja uns CAD 250/mês. A grande maioria dos bares/pubs em Toronto não cobra a entrada. Quando cobra, é normalmente CAD 5 a CAD 10 e nightclub é CAD 30. O custo médio de cerveja na noite é CAD 5, de shot CAD 8 e de drink CAD 12.

Em resumo, o custo médio para morar em Toronto é de CAD 2000/mês.

Anúncios

Um comentário sobre “CUSTO DE VIDA EM TORONTO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s