#GPM NO ATACAMA: VIAGEM, SANTIAGO E PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Este é o terceiro post da série Atacama/Uyuni. Para ler os demais, clique aqui e acesse o índice com todos os posts já publicados.

Como já explicamos no post de Dicas Gerais (clique aqui para ler), a melhor forma que encontramos de chegar em San Pedro foi voando até Calama. E para tal, precisamos de – PASMEM – três vôos diferentes: Porto Alegre-Guarulhos, Guarulhos-Santiago, Santiago-Calama. Nossa jornada começou então super cedo, acordando as 3 da manhã para organizar os últimos detalhes e partir para o aeroporto.

Nossa viagem foi operada integralmente pela Latam e, ao despacharmos as malas aqui em Porto Alegre, fomos informados que as mesmas deveriam ser retiradas apenas no destino final, sendo desnecessário qualquer tipo de verificação em Santiago. Insistimos, pois não queríamos ter nenhuma dúvida.

Em todos os vôos da ida, marcamos nosso lugar do lado direito e foi absolutamente a escolha certa. A melhor parte de viajar tão cedo é poder curtir o nascer do sol lá em cima e, para tal, é preciso estar do lado correto.

IMG_2557

Chegando em São Paulo, a conexão foi rapidinha: não tivemos muito tempo, o aeroporto está enorme após a reforma e tivemos que passar por alguns labirintos para chegarmos ao nosso portão. Acreditem em mim que tenho bastante experiência em Guarulhos: duas horas é sempre apertado quando a gente tá falando de conexão internacional. O bom é que não ia rolar fazer comprinhas mesmo – melhor deixar pra volta, em viagens de aventura não tem porque ficar carregando cacareco desnecessário na mochila que já é apertada.

O vôo até Santiago foi bom: apesar de cheio, conseguimos sentar só os dois em uma fileira de três (marcamos nossos assentos na janela e no corredor no final da aeronave porque consideramos ter maior chance de ninguém optar pelo meio lá atrás) e pudemos curtir a linda vista que quem está do lado direito da aeronave consegue desfrutar. Sobrevoar os Andes é incrível, mas o cinto tem que estar bem apertado porque a turbulência pode ser muito forte. Cheguei na capital chilena completamente enjoada!

DSC_0004

Então tivemos em torno de sete horas de conexão em Santiago e o plano era fazer como em Lisboa (clique aqui para ler o post), transformar a conexão em um #destinobonus para curtir o dia passeando pela cidade. No entanto, tivemos um pepininho no aeroporto (que será contado em detalhes no post de perrengues) e perdemos várias horas do nosso passeio. O que eu posso adiantar é que, mais uma vez, a Latam me deixou chateada porque, óbvio, a informação estava errada e as bagagens deveriam, sim, ter sido retiradas em Santiago e não no destino final. Então fica a dica: mesmo fazendo conexão, retira as tuas malas e não arrisca que elas fiquem no meio do caminho (especialmente se estiveres indo à Oceania).

Mesmo sobrando pouco tempo (45min para ir + 1 hora de passeio + 45min para voltar), decidimos que valeria a pena ir ao centro da cidade e espichar um pouco as pernas. Pegamos o ônibus na frente do aeroporto (8.000 pesos por pessoa para ir e voltar) e descemos na última parada, em frente à Universidade.

Conhecemos um argentino que também estava fazendo hora na cidade, o Paulo, e ele nos acompanhou durante o passeio. Super simpático, nos contou a história dele e nos ajudou com o espanhol que estava um pouco enferrujado no início da viagem. Nossa paradinha consistiu basicamente em fazer um lanchinho e caminhar até a Praça das Armas, parando para sacar um pouco de dinheiro pelo caminho.

IMG_2586

Paulo dando dicas pro meu namorado de como se virar na América do Sul

Sobre Santiago, “não me perguntes onde fica o Alegrete” porque eu não faço ideia de onde fui, se vi, se venci. Foi realmente muito rápido e depois de todas as dificuldades que tivemos no aeroporto, realmente não queríamos arriscar mais. No entanto, o passeio valeu a pena e ficam aí algumas fotos pra vocês terem uma ideia da capital chilena:

Na minha opinião, os contrastes entre novo/antigo dão sempre um tom mais interessante na cidade.

IMG_5770.JPG

Ainda bem que na volta pro aeroporto foi tudo tranquilo e o vôo foi tão leve que eu nem senti. Chegamos lá e o pessoal da Transvip, agência que fez o nosso transporte até Calama, já estava nos esperando com plaquinha e tudo. Pagamos pelo serviço lá mesmo (12.000 o trecho por pessoa, 20.000 se já acertar a volta também) e o motorista dirigiu com tranquilidade (eu estava surtada com a segurança!). Também foi aí que conhecemos um chileno muito alto astral: ele tinha aberto uma hamburgueria e adorava Berlin, conhecia tudo da noite da capital alemã. Nos convidou para aparecer enquanto dividia uma cerveja com o meu namorado. Eu, com medo da altitude, deixei o álcool para os meninos.

Já estava escuro, mas deu pra ver que a aventura estava começando: apesar das ótimas estradas, só deserto no nosso entorno. A noite terminou chegando no hotel, com banho quentinho, longe de tudo e um céu imensamente estrelado só pra nós dois.

Sexta que vem estará no ar a continuação, sem aeroportos e com muita paisagem bonita. Rumo aos nossos primeiros passeios! Não esqueçam de nos seguir no Instagram que no Stories, além de ter novidade todos os dias, a gente explica os posts e coloca alguns videozinhos. Também, na lateral direita do blog tem a possibilidade de te inscrever no blog pelo WordPress ou pelo teu email, assim tu vais ser notificado toda vez que tiver post novo aqui no Gurias pelo Mundo!

Dúvidas, impressões, sugestões.. a gente adora feedback! Deixa teu comentário no topo do post – não é preciso estar cadastrado e nos ajuda bastante.

Gostou?

Não esquece de curtir nossa página no FB e nos seguir nas redes sociais pra não perder nada. Estamos sempre explorando novos caminhos! 👊🏻

💰Economize no hotel: Se for viajar, faz a reserva pelo nosso link do booking.com pra garantir um descontinho top. Nós fazemos sempre nossas reservas com eles (tem post aqui sobre o site) e descolamos essa promoção mara: ao se hospedar com eles clicando aqui, após a estadia vocês ganham 40 reais de volta no cartão de crédito e nós também, assim além de economizar uma graninha na viagem vocês também nos ajudam a continuar a trazer dicas boas pra vocês. Todo mundo ganha! Mas lembra: a reserva tem que ser feita pelo nosso link pra promoção valer.

✈️ Instagram: @guriaspelomundo

✈️ Twitter: @guriaspelomundo

✈️ FB: http://www.facebook.com/guriaspelomundo/

✈️ Pinterest: https://br.pinterest.com/guriaspelomundo

Vem te aventurar com a gente!

Anúncios

2 comentários sobre “#GPM NO ATACAMA: VIAGEM, SANTIAGO E PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s