UM MÊS EM TORONTO – O QUE TU PRECISAS SABER SOBRE A VIDA AQUI

YEY! Hoje completo 1 mês e 1 semana de Canadá! Tão pouco tempo, mas tanto aprendizado, tantos acontecimentos, tantas lições… vocês não tem ideia! E nesse clima gostaria de compartilhar com vocês as minhas percepções iniciais de Toronto. Já adianto que esse será um post de linhas gerais sobre a cidade e que nos próximos posts vou comentar mais detalhadamente os tópicos abordados hoje. Acho importante desmistificar o pensamento que muitas pessoas têm de que no exterior tudo é melhor e tudo funciona. Todos os países tem aspectos bons e também pontos a melhorar, a grande questão é: O que é mais relevante pra ti? O que é prioridade na tua vida? O que tu faz questão de ter? O que tu abriria mão?

Vamos lá:

POPULAÇÃO

Toronto é uma cidade enorme, com uma população de mais de 2 milhões de habitantes. É totalmente multicultural, MESMO! Tu encontras gente de todo o canto do mundo, num mix de rostos e costumes. Isso se reflete em tudo: na educação do povo, na receptividade, na alimentação, nos hábitos. Canadense nato é o que tu menos encontra aqui, depende muito do local que tu vai.

RECEPTIVIDADE

Esse ponto é bem relativo. No geral, é um povo realmente mais fechado e acredito que podemos sim atribuir isso ao frio. O canadense nato é educado, mas como a maioria da população é constituída por outras nacionalidades, às vezes tu te deparas com pessoas rudes. O serviço não é dos melhores: nas lojas os vendedores não fazem muita questão de falar contigo – se tu precisar da ajuda dele ok, se não precisar, te vira. Os motoristas de ônibus e street car também não fazem muita questão de ser simpáticos e perguntar informações na rua é sempre uma incógnita, mas no geral as pessoas não vão saber te ajudar. Em restaurantes os atendentes até são mais legais, mas nada de muuuuitos sorrisos, depende do local e do bairro. Os motoristas de Uber depende, alguns conversam, outros nem abrem a boca.

CLIMA

As estações são muito bem definidas. Essa história de que no Canadá só faz frio é balela, porque no verão dá calor de 40 graus! O alto inverno aqui é uma época realmente deprê… tanto que até no metrô tem cartazes dizendo: “Estás pensando em suicídio? Podemos ajudar! Ligue para…”. E tem o inconveniente de ter que desatolar a neve do carro, da frente de casa, da rua… Como eu cheguei em março peguei só o finalzinho do inverno, então foram poucos dias de friozão e neve. Mas realmente é FRIO REAL e o problema maior é o vento que chega a doer o rosto. Tem dias que é impossível ficar sem luva, cachecol e toca. Mas não te preocupa porque eles são muito preparados para o frio, todos os estabelecimentos e casas tem sistema de calefação. Dizem que a época mais bonita aqui é o outono e a mais legal é o verão! T-o-d-o mundo que conhece o verão de Toronto AMA e diz que eu nunca mais vou querer ir embora depois de passar por ele. Tô na maior expectativa!!!

LAZER

Vish… tem uma infinitude de coisas pra fazer! Restaurantes, parques lindos, praias (sim senhor!) cafés, bares, pubs, programas culturais, shoppings, nightclubs, pra todos os gostos! No geral as festas acabam às 2h da manhã, podendo se estender um pouco mais. Além disso tem cidades próximas que valem muito a pena conhecer – por enquanto eu fui a Niagara Falls (clique aqui para ler o post), Niagara-on-the-lake e Blue Mountain. Uma outra opção pra quem quer fazer um passeio bacana é Centre Island (leia mais a respeito clicando aqui)

TRANSPORTE

O transporte é bem abrangente e conta com street car, ônibus e metrô. Porém, se tu não é orientado nas direções cardeais te PREPARA! Não dá pra viver sem Google Maps. Aqui eles utilizam muito os pontos cardeais East, West, South, North.  Ou seja, não basta tu só saber que tu quer ir na rua X nº 64, tu também tem que saber qual a direção. O que eu já peguei de bus errado porque tinha que ir pra um lado e fui para o contrário não tá escrito! E também já passei uns perrengues de acabar a minha bateria no meio do trajeto e ter que descer do bus pra carregar em algum lugar pra poder ver pra onde ir.

ALIMENTAÇÃO

Tem opção pra todos os gostos, tanto com relação ao tipo de comida quanto ao preço. Tu facilmente encontra comidas típicas de tudo que é país. Um pequeno choque cultural pode aparecer, no entanto, na hora de comprar/consumir bebidas alcoólicas. Para aprender mais sobre o assunto, leia o nosso post clicando aqui.

CULTURA

Olha gente… sendo sincera, essa mistura de culturas me faz ter a impressão de que não tem uma cultura canadense de fato muito forte estabelecida aqui. Cada povo quer impor a cultura do seu país de origem.

CUSTO DE VIDA

Falar de valores é muito relativo… mas o custo de vida em Toronto é alto. Nos próximos posts vou especificar mais, mas incluindo transporte, moradia, celular, alimentação e lazer é necessário cerca de CAD 2000/mês.

SEGURANÇA

Uma das coisas que eu mais valorizo aqui! Toronto é uma cidade super segura. É bom demais poder sair na rua sem preocupação mesmo à noite, andar de transporte público arrumada pra festa, não ser nem necessário trancar o carro ou a porta de casa. A única coisa que infelizmente às vezes acontece é os homens ficarem olhando ou elogiando quando a gente passa (nunca canadense nato). Mas eles não se atrevem a encostar na gente!

Fiquem ligados nos próximos posts que vou detalhar todos esses tópicos! 🙂

Não encontrou o que estava buscando/quer ler mais sobre o Canadá? Acessa o nosso menu clicando aqui. Se ainda assim surgir alguma dúvida, escreve pra gente!

Gostou?

Não esquece de curtir nossa página no FB e nos seguir nas redes sociais pra não perder nada. Estamos sempre explorando novos caminhos! 👊🏻

💰Economize no hotel: Se for viajar, faz a reserva pelo nosso link do booking.com pra garantir um descontinho top. Nós fazemos sempre nossas reservas com eles (tem post aqui sobre o site) e descolamos essa promoção mara: ao se hospedar com eles clicando aqui, após a estadia vocês ganham 40 reais de volta no cartão de crédito e nós também, assim além de economizar uma graninha na viagem vocês também nos ajudam a continuar a trazer dicas boas pra vocês. Todo mundo ganha! Mas lembra: a reserva tem que ser feita pelo nosso link pra promoção valer.

✈️ Instagram: @guriaspelomundo

✈️ Twitter: @guriaspelomundo

✈️ FB: http://www.facebook.com/guriaspelomundo/

✈️ Pinterest: https://br.pinterest.com/guriaspelomundo

Vem te aventurar com a gente!

Anúncios

4 comentários sobre “UM MÊS EM TORONTO – O QUE TU PRECISAS SABER SOBRE A VIDA AQUI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s