PROGRAMAS TÍPICOS PORTO ALEGRENSES

Ah, Porto Alegre… Minha cidade, capital do Rio Grande do Sul, 245 anos de história! Já tive um período de encantamento por ela e também  já quis ir embora pra não voltar. Na medida em que fui conhecendo outros lugares, foi inevitável fazer comparações. Passei a reparar nas deficiências que ela tem, mas por outro lado, também aprendi a exaltar os aspectos bons  – essa é uma das grandes riquezas que viajar proporciona: enxergar com um olhar diferenciado aquilo que já estamos acostumados a ver.

Muitos amigos de fora tem uma grande curiosidade sobre o Sul do Brasil e sobre Porto Alegre, principalmente aqueles que nunca foram para lá. Volta e meia surge a pergunta sobre o que tem para fazer na cidade. No dia do seu aniversário (26 de março), pensei bastante sobre isso e compartilho alguns dos nossos programas preferidos típicos Portoalegrenses. Se liga:

  • Curtir um pôr-do-sol na Usina do Gasômetro, na Orla do rio Guaíba, ou em Ipanema: O pôr de POA é um dos mais lindos que já vi e a cidade é muito arborizada. Aos domingos, a pista fica fechada para carros e todo mundo pode ir lá andar de bicicleta, tomar um chamas, curtir com a família e amigos.
  • Andar de bike, skate, ou correr ao redor da Orla do Guaíba. O visual é incrível!
ibere.jpg

Orla do Guaíba

  • Tomar um suco natural na Lancheria do Parque (o de laranja é bom demais!). Aos sábados, ali na Redenção, tem feirinha orgânica e, aos domingos, mercado de pulgas (Brique da Redenção).
lanchera

Lancheira do Parque

  • Tomar um chimarrão lagarteando no sol na praça da Encol, Parque Germânia, Parcão, ou Redenção. Vira e mexe tem eventos como shows, foodtrucks  e até piqueniques à noite com o parque todo iluminado.
  • Ir ao jogo do Grêmio na Arena.
arena

Arena

  • Ir ao jogo do Inter no Beira Rio (leia o post sobre as torcidas clicando aqui).
beira rio

Beira-Rio

  • Almoçar na Casa de Cultura Mario Quintana e tirar fotos lindas. 
casa-cultura-mario-quintana2.jpg

Casa de Cultura Mario Quintana

  • Comer cachorro-quente do Bonfa na madrugada.
bonfa

Cachorro do Bonfa

  • Curtir MPB na Cadê Tereza (festa que acontece uma vez ao mês e tem uma baita energia! Na minha opinião é a melhor de Porto Alegre até o momento).

tetw.jpg

  • Tomar uma boa cerveja na Padre Chagas (principalmente na Maltstore ou no DadoPub) ou curtir uma jantinha – dezenas de ótimas opções de restaurantes.
  • Ir aos bares na Cidade Baixa (tem várioas opções legais pra curtir a noite com os amigos). A João Alfredo é uma das ruas principais.
ja

Rua João Alfredo – CB

  • Comprar comidinhas no Mercado Público (é mais barato que nos outros supermercados e tem mais variedade) ou só visitar – é um super símbolo da cidade e de quebra já rende um passeio no Centro Histórico que é cheio de prédio lindos – mas cuidado, não deixe celular à vista e fique sempre de olho no teu entorno.
mercado.jpg

Mercado Público

  • Tomar Café no Iberê Camargo, de preferência no finalzinho da tarde pra poder ver o pôr na Orla. O museu também sempre tem exposições interessantes e é possível fazer uma visita guiada gratuitamente.
iberee.jpg

Fundação Iberê Camargo

  • Ver uma peça no Theatro São Pedro, o mais tradicional da cidade.
theatro.jpg

Theatro São Pedro

  • Ir à programações culturais no Insituto Ling. Lá, além de exposições, tem cursos incríveis sobre vários assuntos e apresentações musicais maravilhosas. Clica aqui e dá uma conferida.
instituti.JPG

Instituto Ling

  • Ir a Avenida Goethe na final de campeonatos ou em dia de protesto. É onde tudo acontece!
gremio.jpg

Avenida Goethe

  • Ir ao MC Donald’s da Silva Só ou ao Pampa Burger em final de festa (são um dos únicos lugares que ficam abertos até tarde, então acabam sendo ponto de encontro da galera no pós noite).

Atualmente os tempos em Porto Alegre estão complicados e o brilho da cidade está oculto, pois infelizmente a violência tomou conta. Embora todas essas questões complicadas, ela continua sendo a nossa terrinha e de uma forma ou de outra, a saudade sempre se fará presente. Torcemos demais para que a situação melhore e como já dizia Chico Buarque: “Apesar de você, amanhã há de ser outro dia…” Assim esperamos!

Dúvidas, sugestões? Comentem, nos escrevam… a gente adora ouvir feedback! E querendo ver mais sobre Porto Alegre e outros destinos, acompanhem nosso Instastories que todo dia tem dica legal.

Não esquece de curtir nossa página no FB e nos seguir nas redes sociais pra não perder nada. Estamos sempre explorando novos caminhos 👊🏻

💰Economize no hotel: https://www.booking.com/s/ac52b340

Reservando hotel pelo nosso link no booking.com, 40 reais são creditados no teu cartão de crédito após a estadia e tu ainda ajuda o nosso blog 👊🏻

✈️ Instagram: @guriaspelomundo

✈️ Twitter: @guriaspelomundo

✈️ FB: http://www.facebook.com/guriaspelomundo/

Vem te aventurar com a gente!

Anúncios

Um comentário sobre “PROGRAMAS TÍPICOS PORTO ALEGRENSES

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s