CONEXÕES LONGAS SEM PERRENGUE

E aí, minha gente!

Depois de tantos planos e expectativas, finalmente cheguei a Toronto. Os 4 dias de Canadá já foram bem intensos, cheio de novidades e aprendizados. Eu to tentando absorver a quantidade de informações que tenho recebido pra contar todos os detalhes, mas é muita coisa, muitas diferenças com relação a outros lugares que já viajei… então vamos por partes.

A minha conexão foi na Cidade do Panamá, fiquei lá por 12h. Uma pessoa planejada teria tirado de letra todas essas horas de espera, mas a Gabriela, né… tava tão preocupada em chegar no destino final que esqueceu que iam ser muitas horas de conexão e ficou no aeroporto passando perrengue. Mas isso trouxe alguns aprendizados, que eu gostaria de compartilhar com vocês – principalmente com aqueles que também saem “Gabrielando” por aí.

Dá uma pesquisada no local em que tu vai fazer uma conexão longa pra ver se dá tempo de sair para um passeio, principalmente nos arredores do aeroporto. No caso do Panamá, quem está vindo do Brasil precisa do CIVP (Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia) para sair do aeroporto, provando que está vacinado contra a febre amarela.

– Na saída do aeroporto do Panamá tem várias companhias de turismo oferecendo City Tour para os principais pontos turísticos da cidade. O preço pode variar de acordo com a quantidade de pessoas.

– Verifica a tomada local para os teus eletrônicos não ficarem sem bateria – o meu carregador do celular é com a entrada redonda e todas as tomadas lá eram planas. E não, eu não tinha adaptador.

– Verifica a moeda local. No Panamá eles aceitam USD (dólar americano) e eu só estava com CAD (dólar canadense) e R$. O câmbio era muito caro e os meus cartões resolveram não colaborar. A sorte é que eu tinha USD 15 na carteira da última viagem que eu fiz, mas aí eu tive que escolher: ou eu gastava USD 15 num adaptador para carregar o celular, ou eu comia algo, porque as duas coisas não ia rolar. Comprei um yakisoba e uma água.

Seja comunicativo. Tratei de fazer umas amizades e consegui carregador emprestado para o celular. Foi o que me salvou… só o que faltava ficar 12h só com uma refeição e ainda sem internet.

Não tenha receio de falar errado outra língua que tu sabe/está aprendendo, os gringos não são tão críticos como os brasileiros. É uma forma de praticar (se tu não tentar, tu nunca vai pegar a fluência) e também de pedir ajuda caso tu precise. Se não conseguir apela pra mímica, mas não fica passando perrengue sozinho por medo de falar.

ESPANHOL não é PORTUGUÊS e PORTUGUÊS não é ESPANHOL. No Panamá eles falam espanhol e por mais que os funcionários no aeroporto estejam acostumados com turistas, eles estão no país deles e querem falar a língua deles. Da mesma forma que não curtimos quando a gente diz que é brasileiro e tentam falar espanhol conosco, também não vamos forçar a barra falando português com quem fala espanhol.

– Se a tua conexão for no Panamá e o destino final for EUA ou Canadá, não te atira de cabeça nos primeiros Free Shops que tu encontrar. Os preços no Panamá não valem a pena.

– Fica ligado no número do teu portão de embarque porque às vezes ele muda do nada. Não deixa pra olhar em cima da hora do embarque porque os portões são longe um do outro e daí tu vai ser obrigado a apertar o passo pra não perder o voo.

– Se estiver com vontade de deitar, dormir, tirar o sapato, faça. Só cuida pra acomodar a tua bagagem de mão de uma forma que dificulte caso alguém resolva “mexer nas tuas coisas.”

Parece óbvio, mas eu passei um perrengue básico. Os próximos posts vão ser sobre a vida aqui no Canadá, já posso adiantar que estou amando. Venham me visitar 🙂

Não esquece de curtir nossa página no FB e nos seguir nas redes sociais pra não perder nada. Estamos sempre explorando novos caminhos! 👊🏻

💰Economize no hotel*: https://www.booking.com/s/ac52b340 

✈️ Blog: https://guriaspelomundo.wordpress.com

✈️ Instagram: @guriaspelomundo

✈️ Twitter: @guriaspelomundo

✈️ FB: http://www.facebook.com/guriaspelomundo/

*Reservando hotel pelo nosso link no booking.com, 40 reais são creditados no teu cartão de crédito após a estadia e tu ainda ajuda o nosso blog 👊🏻

Vem te aventurar com a gente!

Deixe um comentário

