CARNAVAL EM COLÔNIA, ALEMANHA

Depois de muitos anos passando o carnaval fora do país, 2016 não foi diferente. No entanto, o ano passado não foi como os outros: decidimos comemorar e conhecer o que na Alemanha me disseram ser o segundo maior carnaval do mundo, o de Colônia. Não sei se chega a tanto, mas é sem dúvidas o mais famoso na terra do chucrute. E, apesar de ser super celebrado em novembro (com desfiles e várias tradições), ele perdura até fevereiro como o nosso, quando fomos conferir.

Eu – que para a decepção dos gringos – nunca passei carnaval no Rio ou Salvador, fiquei empolgada em festejar de um jeito diferente das habituais festinhas do nosso litoral. Quase surtei pra escolher a fantasia – de novo aquela história de não saber o que é ou não adequado. Meu namorado queria usar um onesie que eu tinha comprado pra ele como uma brincadeira na Primark mas eu insisti para fazermos algo em casal. Fomos então à loja de artigos de festa e fantasias na Alexanderplatz e acabamos optando por uma fantasia de índia e cowboy.

Fui até Colônia sozinha porque meu namorado já estava lá. Olha, foi uma experiência louca! Ainda no aeroporto (de Berlin), a maioria já estava de fantasia e, olha, eram muito engraçadas! Tinha de tudo, mas especialmente grupos uniformizados. Todo mundo super animado! Foi com certeza o vôo mais louco que eu já fiz.

Chegando lá, foi um pouco confuso pegar o trem para o nosso hotel. Tinha muita gente, pouca informação e uma bagunça generalizada. Não, não é só no aeroporto de Guarulhos que a gente sofre. Mas, de novo, sensacional. Sentei na frente de uma senhora vestida numa fantasia extremamente detalhada, o pessoal realmente se esforça! Mas claro, tem de tudo.

Estava louca de fome e apelei para um McDonald’s (o que eu não faço nunca), mas era tão aleatório sentar lá com todas aquelas pessoas loucas que foi divertido. Famílias, grupos jovens, idosos, todo mundo curtindo, fazendo festa em união! A cidade estava lotada e o clima, bom demais. Bandinhas por todos os lados! Ao meu lado, sentou um fotógrafo que estava selecionando fotos para um jornal, claro que dei uma espiadinha. Uma pena que não consegui encontrar a matéria depois, elas eram lindas.

A parte engraçada é que tudo isso acontece no inverno, num frio do capeta. Mas a sensação é que nada pode parar aquela loucurada. À noite, tem muita festa na rua e dentro de bares/clubes também. Normalmente são espaços menores e não precisamos pagar nada pra entrar, o que fez com que fossemos de um lugar para o outro experimentando um pouco de tudo.

Notei algumas diferenças pro nosso carnaval: seja nas fantasias ou no comportamento, é muito diferente daqui. No Brasil, frequentemente carnaval é sinônimo de pegação, mas lá raramente vi casais se beijando. Do mesmo jeito, as fantasias são divertidas, criativas e não buscam o sexy tanto quanto aqui. Em segundo lugar, a música! Criatura, que choque cultural. Claro que eu não esperava encontrar as nossas marchinhas (bem que gostaria!), mas jamais imaginei que ia ouvir só as músicas tradicionais deles que, por sinal, são impossíveis de dançar.

minion20onesie

Os onesies são quentinhos e uma alternativa mais barata para quem quer passar o carnaval em Köln

Resumo da ópera: fiquei perdidona nas festas. Mas foi uma experiência inesquecível! Fora a oportunidade de conhecer Colônia, que é uma cidade muito bacana, mais simples mas cheia de coisas legais pra ver e fazer. Isso fica pra outro post!

Ah, esqueci de dizer. No fim, tava cheio de gente usando onesies.

E vocês, onde já passaram o carnaval? Contem pra gente nos comentários e se liguem no nosso Stories no Instagram e também no Twitter que estaremos postando ao vivo o nosso carnaval 2017. Não perde!

✈️ Blog: https://guriaspelomundo.wordpress.com

✈️ Instagram: @guriaspelomundo

✈️ Twitter: @guriaspelomundo

✈️ FB: http://www.facebook.com/guriaspelomundo/

Vem te aventurar com a gente!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s