CARNAVAL EM PUNTA DEL DIABLO, URUGUAI

Sou fã número 1 do Uruguai. Tenho inclusive a tatuagem de um Sol, que dentre tantos significados, foi também motivada pelos tempos maravilhosos que passei lá. Foram cerca de 5 anos seguidos indo a Punta del Este no Réveillon e 2 anos seguidos de Carnaval em Punta del Diablo. São dois lugares completamente diferentes!

PDD, como apelidamos Punta del Diablo, é um vilarejo localizado a 300 km de Montevidéu, a capital do UY. O balneário tem uma vibe muito especial, que eu poderia resumir em duas palavras: simplicidade e leveza. Tem um estilo rústico e as ruas são de chão batido, sem pavimentação. Apesar de ser pequeno, tem muitas opções de hospedagem, barzinhos descolados e restaurantes, que tornam um local com estrutura para receber turistas.

É muito movimentado no verão, mas acredito em que em outras épocas do ano deve ser um marasmo. As ruas não são muito sinalizadas, mas é bem fácil de se achar por lá, principalmente se tu te guia pela Avenida Central. PDD tem quatro praias: Playa del Rivero, Playa de los Pescadores, Playa de la Viuda e Playa Grande. No mapinha dá para visualizar melhor:580660_132255456955357_1189994070_n.jpg

A Playa del Rivero é quase uma extensão da Playa de los Pescadores e fica localizada no centrinho de PDD, onde tudo acontece. A galera costuma pegar praia na Playa del Riveiro porque na Playa de los Pescadores tem barquinhos de pesca estacionados pela areia, então não é tão bom de encontrar um espaço legal pra sentar. Já a Playa de la Viuda é pacata e a Playa Grande é mais afastada e também não muito movimentada.

Nós fomos todos os dias para a Playa del Rivero. Sério, não tem coisa melhor do que curtir o dia inteiro na praia com amigos, dando risada, bebendo uma cerveja, fazendo “vários nada”, ver aquele pôr lindo e depois ir pra noite. Tem um barzinho muito charmoso na beira, onde tu pode comprar comida e bebida e também rola música. É muito animado! O mar é geladíssimo, mas dá pra encarar. E o dia é bem longo – o sol vai embora perto das 21h.

16833561_1650426914984425_1002319722_o.png

playa-del-rivero.jpg

Playa del Rivero (Foto: Reprodução)

img_9052-1170x550

Playa de la Viuda (Foto: Reprodução)

punta_del_diablo_uruguai-30-de-34

Playa de los Pescadores (Foto: Reprodução)

O centrinho de PDD se localiza entre a Avenida Central e a Avenida dos Pescadores. Tem vários restaurantes e pubs, além de feirinhas com artigos artesanais. No Carnaval se costuma fazer esquenta lá para depois ir para os boliches, como os uruguaios chamam as boates. Nós acabamos não indo para o centrinho antes das noites porque era longe pra ir a pé e de carro não dava porque estávamos bebendo. E acredite se quiser: em PDD tem polícia monitorando quem está bebendo e dirigindo!

NOITE EM PDD:

Tem duas principais festas: El Club e Bitácora Bar. Eu vi agito em vários outros locais, mas confesso que não sei o que se tratava. Eu optei por ir no El Club por ser mais famoso e a-mei! O Bitácora Bar eu só fui uma vez antes de ir pro El Club e fiquei pouco tempo, então não posso opinar muito. Tocou mais reggae e surf music.

No El Club tem 3 dias de festa, onde tu tem a opção de comprar o pacote de todas as noites, que obviamente tem um preço mais camarada, ou separado. Não lembro o valor, mas sei que  era barato. O ambiente é grande e tem espaços abertos e fechados. É bem cara de praia, naquele mesmo estilo rústico que toda a PDD tem.

A noite começa as 4h da manhã. SIM! É um costume meio estranho deles. Se tu chegar antes das 4h na festa não tem ninguém. E termina com o solzão batendo na cara mesmo. Mas é uma energia muito boa! Toca muuuita cumbia e reggaeton, mas também música brasileira e afins. E mesmo sendo Carnaval as pessoas não se fantasiam muito, no máximo usam algum acessório.

10922720_815520828485993_4778870738222931582_n

El Club (Foto: Reprodução)

A boate fica num lugar mais afastado do balneário, então a gente optou por ir de Táxi (PDD tem táxi!) todas as noites, mas a volta foi SEMPRE a pé. É muito fácil de se achar.

HOSPEDAGEM:

Ficamos os dois anos seguidos na pousada Barrancas del Diablorecomendo demais! Os donos são uns amores. Eles que conseguiram o número do táxi e ligaram pra combinar o horário pra gente. Não sabíamos explicar onde ficava a cabana porque a nossa rua não tinha nem no Google Maps. A  pousada é muito bem localizada e tem muito verde em volta. Pra voltar do El Club era só andar uma linha reta e dobrar a esquerda na caixa d’água – quem já foi pra PDD sabe que a caixa d’água é ponto de referência! Haha #ficadica

É uma pousada que tem 3 cabanas uma do lado da outra. Muito bonitinha, limpa e com tudo que se precisa. São dois andares: embaixo tem sala, banheiro e cozinha e em cima tem dois quartos – um com sacadinha, cama de casal e espaço para colocar mais um colchão e outro quarto com beliche com espaço para colocar mais um ou dois colchões. Não lembro exatamente o valor, mas era bem em conta e o pagamento era em dólar.

DICAS

  • Procura levar tudo em dinheiro. A maioria dos estabelecimentos não aceita cartão.
  • Te certifica qual a moeda de pagamento que o local em que tu vai te hospedar aceita, mas tenha predominantemente pesos uruguaios para o restante dos estabelecimentos. Vale mais a pena. Nós trocamos a moeda no Chuí.
  • Não tem posto de gasolina em PDD. O mais próximo fica a 20 minutos de distância, então abasteça antes de chegar. Nós abastecemos no Chuí.

É isso, minha gente. Como diz na foto principal: “Smile, you are in the paradise.” Que energia, que paz, que lugar! PDD tem um espacinho no meu coração.

Dúvidas, sugestões? Mandem pra gente!

✈️ Instagram: @guriaspelomundo

✈️ Twitter: @guriaspelomundo

✈️ FB: http://www.facebook.com/guriaspelomundo/

Contem conosco!

🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s