COMO É… VIAJAR DE TREM PELA A ALEMANHA: 15 DICAS PARA CURTIR O PASSEIO

A Alemanha não é um país muito grande quando comparado ao Brasil, mas é cheio de cidadezinhas lindas e lugares a serem descobertos. Mesmo numa viagem curta, é possível desfrutar intensamente.

Apesar de ter estradas ótimas e ser uma aventura para muitos brasileiros alugar um supercarro e dirigir sem limite de velocidade, na maioria das vezes, a melhor forma de viajar dentro da Alemanha é de trem. Não custam muito caro, são super ágeis, pontuais e fáceis de utilizar. Não demandam a função que é ir de avião e nem dependem do tráfego.

Separamos 15 dicas pra te ajudar a curtir o passeio:

  1. É super fácil programar a viagem e comprar o ticket pelo site ou pelo app. Apesar de não ter a opção em português, não é preciso saber alemão: no topo da página é possível mudar o site para uma versão em inglês/alguns outros idiomas. Ainda, comprando pelo app, não é preciso imprimir o ticket (dependendo de onde estiveres te hospedando, encontrar uma impressora pode não ser a tarefa mais fácil). Ah! Importante dizer que o ticket vale apenas para o percurso que tu comprares, ou seja, não será válido para paradas além da tua final/inicial caso “venha a calhar”.
  2. Durante a compra do ticket, pode-se incluir o adicional de assentos – o que recomendamos fazer caso estejam em grupo e queiram garantir lugares juntos. Se estiveres sozinho, não há necessidade.
  3. Ticket comprado, é hora de se preparar! A conexão com a internet tende a variar ao longo do percurso do trem, então sempre é bom ter em mãos um livro bom, fazer download de algum filme ou série (o Netflix já está disponibilizando tal recurso), organizar uma playlist legal e/ou ter algum jogo bacana para ajudar a passar o tempo. Também pode ser uma boa oportunidade para trabalhar um pouquinho (todos os assentos tem mesinha), tirar um cochilo ou colocar a conversa em dia.
  4. Dentro do trem, assim como na maioria dos lugares fechados, tem um sistema de aquecimento power. Procure usar e abusar do “sistema cebola”, ou seja, vista-se em camadas e não surte com as trocas de temperatura. Nas janelas, há sempre um pequeno gancho para pendurares casacos.
  5. Apesar de haver comida à venda nos trens, costuma ser uma boa sugestão levar um lanchinho e especialmente uma água consigo. A dica marota aqui é comprar um bom café/chocolate quente e curtir a paisagem!
  6. Chegando na estação, localize seu trem no painel principal e verifique a plataforma. Normalmente é a mesma que diz no ticket, mas não necessariamente. Ainda, já aconteceu de estar na plataforma e, em cima da hora, ela ser alterada. Portanto, preste sempre atenção nos letreiros que informam o horário do trem, seu status (existem atrasos, sim), e paradas – tudo para ter certeza de que estás no caminho certo.
  7. Acontece bastante de trens serem cancelados devido a “acidentes na pista” (eufemismo para suicídio, frequentemente). A sensação é terrível, mas aqui é relativamente habitual. Procure o balcão de informações e certifique-se da melhor maneira de proceder – não será necessário comprar um novo ticket.
  8. O bilhete pode ser reembolsado em caso de desistência ou trocado conforme as condições apresentadas na hora da compra. Verifique-as.
  9. Nas plataformas, há sempre o mapa de vagões e lugares. Localize o seu e posicione-se já mais próximo de onde desejas sentar. A primeira classe é representada pelo número 1 e a segunda, 2. Nem cogite pagar mais caro pela primeira classe em viagens curtas, o trem é super confortável!
  10. Há sempre um vagão de restaurante/bar, onde a comida não é maravilhosa mas pode-se fazer um lanchinho, tomar alguma coisa e passar o tempo de um jeito mais leve. De vez em quando pode até ser uma boa para os mais sociais, que tenham o intuito de conhecer outras pessoas e jogar conversa fora.
  11. Há sempre espaço para malas de mão e pequenos pertences. Caso tenhas uma bagagem maior do que a habitual, certifique-se de entrar assim que possível no trem e procurar um lugar para guardá-la (eles estão disponíveis mas não são tantos), conforme for o movimento.
  12. Caso não tenhas lugar marcado, preste atenção para ter certeza de que o lugar que tu escolheres não está reservado para outro passageiro. Repare onde mostra o número do assento: se houver uma luz ligada indicando dois destinos (um de partida e o outro de chegada), há uma reserva feita para aquele trajeto. Senão, go for it! O lugar é teu.
  13. Não necessariamente tu irás entrar no trem e sair na primeira estação. Normalmente eles fazem várias paradas (bem mais espaçadas mas como um ônibus de linha) e pode até ser que tu tenhas que fazer alguma troca. Certifique-se de seu trajeto e monitore-o pelos letreiros, nem sempre é tão simples escutar/entender os anúncios em áudio.
  14. Diferentemente dos metrôs e demais transportes públicos da cidade, nos trens há fiscais solicitando os tickets praticamente em todas as viagens. São de fácil reconhecimento e tudo o que tu precisarás fazer será mostrar o teu ticket para ser escaneado, o cartão utilizado para a compra que será verificado na máquina e carteira de identidade. Caso surja qualquer problema, apesar de eles normalmente só falarem alemão, sempre tem alguém que fala inglês disposto a ajudar. Não tenha vergonha, peça auxílio!
  15. Já falamos aqui no blog antes sobre a importância de adaptar-se à cultura local. Nós, brasileiros, somos um tanto expansivos quando comparados aos alemães. Perceba que geralmente as pessoas falam baixinho, então respeite o tom de voz e aprecie. É uma delícia poder ler um livro tranquilo, organizar os pensamentos, tirar um tempo para si.

Agora, já expert nos trens alemães, é hora de ir te aventurar e conhecer os segredos desse país maravilhoso. Não tem desculpa! Conta pra gente aqui nos comentários ou lá no Twitter (use a #guriaspelomundo) como foi a tua experiência, tuas impressões, compartilha com o pessoal que outras dicas surgiram pra ti. Estamos ansiosas para ouvir as opiniões de vocês.

Te inscreve aqui no blog pra receber as novidades e nos segue também no Instagram – nosso Stories é uma aventura por dia!

Contem conosco!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s