VISTO DE TURISTA CANADENSE

Olá, gente querida!

Como muitos de vocês já sabem, em breve o Gurias pelo Mundo estará no Canadá (Eba!), com viagem prevista para o meio de Março. Como em muitos outros países, o Canadá também exige visto para a entrada no país, independente de qual seja o motivo da viagem. Eu estou indo com o visto de Turista, portanto, as informações e dicas abaixo são a respeito exclusivamente desse tipo de visto e a partir experiência que eu tive.

Particularidades do visto de turista canadense:

– Todo o processo do visto canadense pode ser realizado online e por correio. Ou seja, não é necessário comparecimento pessoal para fazer entrevista, como acontece com o visto americano, por exemplo.

– A data de expedição do visto é a mesma do passaporte. Isto é, o visto vence um dia antes de vencer o teu passaporte. Entretanto, quem realmente vai definir o tempo de permanência no país é a imigração. Como turista eles costumam dar até 6 meses.

– O visto tem múltiplas entradas. Isso significa que tu podes entrar e sair quantas vezes quiser do país, dentro daquele período que a imigração estabeleceu. É muito comum as pessoas que também tem o visto americano visitarem os EUA, já que é bem perto do Canadá.

– A resposta do visto demora em torno de 30 a 40 dias. No meu caso, eu apliquei dia 13 de Janeiro e recebi a resposta dia 27 de janeiro. Por sorte foi um tempo menor que o esperado!

– É permitido estudar, desde que o curso tenha duração inferior a 6 meses.

– Não é permitido trabalhar.

É preciso pagar uma taxa consular de R$ 335,00.

IMPORTANTE: A partir de maio de 2017 aqueles que tiveram visto canadense expedido nos últimos 10 anos ou tiverem visto americano válido, não precisarão tirar o visto canadense para entrar no Canadá. Esses terão a opção de solicitar uma eTA (Eletronic Travel Authorization).  A eTA custa CAD $7 e é realizada online, exigindo apenas o passaporte, um cartão de crédito e e-mail. Essa autorização é associada eletronicamente ao passaporte, sendo válida por cinco anos ou até o teu passaporte expirar. Não é preciso imprimir nada. Prático, né? Vamos ficar de olho para ver se isso realmente entrará em vigor e qualquer novidade nós avisaremos.

Vamos à burocracia:

Vocês podem fazer todo o processo de visto direto no site oficial do Canadá (http://www.cic.gc.ca/). Como eu já tinha feito o visto americano sozinha guiada pelo sr Google, pensei que fosse barbada. Porém, eu particularmente achei o site canadense confuso. E como não sou um exemplo de paciência, preferi contratar uma empresa para me auxiliar e não correr o risco de preencher algo errado. O site canadense só tem as opções de língua inglesa e francesa, então para aqueles que não manjam muito de alguma dessas línguas, é arriscado preencher sem ajuda, nem que seja de um amigo que entende um pouco mais.

A empresa que me ajudou foi a Top Vistos (http://topvistos.com.br). São três fases: preenchimento de documentos direto na empresa ou por e-mail, entrega dos documentos pessoalmente e pagamento de taxas. Eles foram ótimos – ambiente muito agradável, atendimento rápido e eficiente.

Se vocês também contratarem uma empresa eu indico ir até a sede deles para preencher os documentos pessoalmente. Eu tive a brilhante/preguiçosa ideia de querer responder tudo por e-mail e só ir lá para entregar já preenchido. O resultado foi a troca de milhões de e-mails desnecessários para esclarecer cada dúvida que surgia no meio do caminho, o que, consequentemente, atrasou a data da minha ida.

Lista de documentos:

No meu caso eu recebi os documentos mais “mastigados” e só tive que preencher. A solicitação no site eu achei complicadinha, mas dêem uma olhada nesse link http://essemundo.com.br/visto-de-transito-canadense-passo-a-passo-parte-1/ que explica bem o passo a passo de como preencher tudo. A postagem dessas informações é de 2014, mas eu tentei fazer uma simulação no site e é praticamente a mesma coisa que hoje. Vale a pena conferir!

Se vocês optarem por fazer online é essencial que tenham scanner ou câmera pra disponibilizar os documentos. Façam tudo pelo Internet Explorer, porque alguns documentos não abrem em outros navegadores.

Os documentos que tive que apresentar foram os seguintes:

– Passaporte com validade mínima de 6 meses.

– 02 fotos 3×5 iguais, recentes, coloridas e com fundo branco (Eita as fotos mais lindas!)

– Formulário Consular IMM5257E (Application for Visitor Visa – Temporary Resident Visa), que pede diversos dados pessoais.

– Formulário Family Information, que pede dados sobre a tua família.

– Questionário de Informações adicionais, que pede algumas informações sobre as tuas atividades enquanto estiver no país.

– Carta convite do meu amigo que vou visitar no Canadá.

– Formulário Use of a Representative, que prova que a Top Vistos estava auxiliando no preenchimento dos documentos.

– Termo de Responsabilidade com a Top Vistos.

OBS: Quem já possui entradas no Canadá ou EUA nos últimos 10 anos, não é necessária a documentação financeira para o visto de turismo, somente cópias dos vistos com os carimbos. Quem não se aplica nesse caso, além dos documentos acima citados também necessitará de:

– Cópia completa do Imposto de Renda, com recibo de entrega (dos teus pais, se tu não tiveres).

– Cópia dos teus 03 últimos contracheques.

– Declaração do empregador informando período de férias ou licença.

– Extratos bancários dos 3 últimos meses (conta corrente, poupança e/ ou aplicação financeira).

– Comprovar renda disponível para as despesas na viagem.

Tá aqui o querido:

16466233_1625894930770957_185448126_o.jpg

Achei estranho que não tem foto, mas é assim mesmo.

E aqui está eu com essa cara de panaca feliz da vida! A foto não tem a melhor qualidade porque foi tirada no Snapchat, bem na hora que eu peguei. Mas é espontâneo que vale, né?

16443567_1625991067428010_2010962703_n.jpg

Qualquer dúvida que vocês tiverem não hesitem em entrar em contato! Estamos aqui para facilitar a vida de vocês 🙂

Fiquem ligados no Instagram, que ainda teremos várias aventuras antes do Canadá e estaremos explorando tudo no Stories. Simbora desbravar esse mundo lindo juntos!

Contem conosco!

Foto: Reprodução

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s