COMO É… IR AO SUPERMERCADO EM BERLIN

Quando se trata de ir ao supermercado em Berlin, o querido “choque cultural” também pode se manifestar. Não só pela diferença de preço – tenho achado tudo tão caro em Porto Alegre -, mas por várias razões que vamos conversar aqui hoje:

  • Comecemos pelo tamanho: sabe aquela agonia de ir ao supermercado com alguém e se perder? Então, aqui tu não vais precisar ligar pra pessoa pra vocês se encontrarem. Nunca vi hipermercados, eles são normalmente pequenos ou médios.
  • Eu quase sempre faço as compras com a cestinha, mas nas poucas vezes que usei o carrinho, precisei de uma moeda – é como um depósito, tu pegas ela de volta depois.
  • O serviço é terrível. Sabe o “bom dia” que o caixa te dá,  que muita gente não presta tanta atenção? Aqui tu vais sentir falta. Ninguém te auxilia com muita simpatia nos corredores, sorrisos são uma raridade e também não te ajudam a empacotar as compras.
  • Quase ninguém fala inglês – o que é um baita pepino pra quem não fala alemão, já que a maioria dos produtos está, obviamente, no idioma local e pode ser bem difícil distingui-los quando não forem tão básicos. Eu apanho feio, mesmo em Berlin onde quase todo mundo fala inglês.
  • Pra quem não tá acostumado, a pesagem dos vegetais é feita no caixa. Não estranhe se não encontrar a balança.
  • Alemães são eficientes, fazem tudo com agilidade e praticidade. Como já foi dito, tu és responsável por empacotar as tuas compras e a (normalmente antipática) pessoa do caixa é hiper rápida e vai te olhar torto se tu não estiveres pronto pra pagar e sair quando ela tiver terminado de escanear os produtos. Fora todo mundo na fila.
  • Um detalhe importante é que não são disponibilizadas sacolas. Então se tu não tens onde guardar as compras, tens que comprar uma ou quantas forem necessárias – antes de ser atendido pelo caixa já que tu precisas ser tão eficaz. Isso faz parte de um movimento bem legal que acontece aqui na Alemanha em prol do meio ambiente e da diminuição de lixo. Assim, muita gente prefere levar a sua própria sacola de pano.
  • Não esqueça de colocar o divisor de compras. Senão, é bem possível que o amigo atrás de ti na fila o faça com bastante grosseria. E quem gosta de mau humor?
  • Cuidado com cartões de crédito. Além de não serem aceitos em muitos estabelecimentos menores, mercados grandes também podem ter as suas restrições.
  • No Brasil, é comum fazer um rancho grande e colocar tudo no carro. Aqui pode ser mais difícil: tu vais ter que carregar tudo, uma vez que provavelmente estarás a pé ou de metrô, então o resultado são compras mais frequentes e pontuais. Por um lado é bom porque, além de diminuir as filas, evita desperdício e ainda queima algumas calorias. Mas, por outro, tu vais precisar bolar alguma estratégia quando fores comprar bebidas ou fazer uma festa.
  • Pra quem é formiga que nem eu: o corredor de doces é maravilhoso e bem mais barato que no Brasil. Uma vez descoberto, é difícil de largar.

Para vocês terem uma noção de preço, segue um exemplo das compras feitas pra janta no outro dia. No total, com a sacola, foram gastos 13,02 Euros.

Talvez depois de ler o post tu estejas meio assustado, repensando a vinda pra cá. Relaxa, é o jeito deles. Sabe aquele amigo super tímido que passa por grosso? Então, é mais ou menos assim. Fora que aqui eles não tem muitas papas na língua e não se ofendem com tanta facilidade. São práticos. E não adianta, viajar é assim mesmo: a gente encontra gente diferente, aprende um monte, absorve tanta coisa legal que vale lembrar a importância de  respeitar a cultura local, tentar se adaptar um pouquinho e buscar contribuir com o que o brasileiro tem de melhor: energia boa, sorrisos, simpatia – até no supermercado.

E aí, o que acharam? No topo do post tem um link para comentários, nos contem as opiniões, sugestões, impressões de vocês.

No Instagram (@guriaspelomundo) rola novidade e nosso stories bomba todos os dias! Nos segue lá e assina o blog pra não perder nada.

Contem conosco!

Anúncios

Um comentário sobre “COMO É… IR AO SUPERMERCADO EM BERLIN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s